JAZIGOS - PARQUE BURITIS

Neste ano de 2015, fomos chamados por um grande amigo para concebermos algo não tão convencional no mundo dos designers e arquitetos. Fomos contratados para desenvolver ideias e desenhos para alguns jazigos especiais de seu cemitério, este localizado na cidade de Uberlândia. Já de início ficamos bem contentes e empolgados para produzir o material ideal para o desenvolvimento destes espaços tão especiais. Ao invés de abrigos físicos, teríamos a felicidade de criar algo totalmente voltado para o momento espiritual das pessoas. Tivemos que, fortemente, nos colocar como espectador do local e tentar viver a experiência do nosso design. Após algumas pesquisas e importantes significados, poderíamos então desenvolver os desenhos.

Neste momento de sensibilidade, todos elementos tratados seriam trazidos com maior força, sendo estes pontos positivos para o cliente espectador. Com isso, buscamos basear os sentidos de implantação (leste/oeste) de cada jazigo e seus elementos naturais específicos. Estes elementos que conectariam, com maior naturalidade, o mundo físico, com o mundo espiritual.

Cada Jazigo tem seu espaço para contemplação, plantação e ornamentação. Tornando os sempre abertos a modificações de acordo com cada pessoa.

arquitetos: giulianno caliman e guilherme josé

local: uberlândia/mg

área: 30m2 (cada tipologia)

JAZIGO LUZ

jazigo luz, parque buritis, uberlândia

Após algumas reuniões discutindo sobre fluxos internos aos jardins do Parque Buritis, nos deparamos com situações de privacidade entre os jazigos próximos. Com isto, decidimos trabalhar nas elevações dos perímetros de cada área particular. Neste, o Luz, selecionamos alguns nós que foram elevados para criar barreiras visuais entre os usuários, e que assim, por algum momento, eles teriam mais privacidade em seu respeitado momento.

Neste jazigo, trabalhamos a iluminação, buscando direcionar a luz do sol poente para os pés dos sepultados. Com alguns rasgos na parede, criamos pequenos feixes de luz que entram e iluminam o túmulo do sepultado e aquele que ali está em sua oração ou dedicação. Basicamente a luz do sol projeta sua sombra sobre o jazigo específico. Esta analogia busca conectar de forma gentil as duas almas.

JAZIGO TERRA

jazigo luz, parque buritis, uberlândia

Este Jazigo busca conectar, atravéz de jardins do seu entorno, o elemento Terra. Soltando suas vigas perimetrais do solo e criando jardins, cada proprietário poderá tratar seu entorno da forma que melhor escolher. Mudas de trepadeiras, de rosas e quaisquer outra planta que tiver interesse.

Jazigo Terra foi concebido como mais um elemento natural, firme e sólida. Nos remetendo a consciência e a ligação do corpo com a alma da criação divina.

JAZIGO ÁGUA

jazigo luz, parque buritis, uberlândia

Este Jazigo representa o elemento água. O renascimento e a purificação para uma nova alma. Da água viemo e da água foi criado a vida.

As lápides, deslocadas alguns centímetros do plano da parede inclinada, teria seu fundo tratado como uma cascata, remetendo ao elemento água e criando um ambiente mais íntimo e relaxante. Na sua parte externa, a água que corre molhando suas lápides, derramaria pela parede suas águas até alcançar novamente o solo.