O inesperado convite para participarmos da Casa Cor Minas Gerais 2015, nos inspirou a produzir algo um pouco diferenciado do convencional. Algo que pudéssemos tocar, vivenciar, e assim, entender o que o espaço, onde estamos presentes o dia todo, pode nos proporcionar. Primeiramente, buscamos fugir do tanto, e quase sempre trabalhado, glamour . Desta maneira conseguimos criar com materiais mais simples, com custos mais baixos e com mais intimismo o nosso projeto sobre o módulo autônomo tanto falado atualmente, o contâiner.
CONCEITO: O estúdio Casulo é um espaço mutável, concebido em um container, onde queremos demonstrar como hoje, o habitar pode ser flexível. Com isso, o projeto possibilita diferentes “caras” a partir do mesmo mobiliário fixo. O que queremos é um espaço que seja palpável e vivido pelo usuário, um espaço que possa ser tocado e desdobrado, não somente com um simples olhar, mas com a curiosidade individual. Imaginamos um lugar interativo e vivo. A ideia é que através de sistemas simples novos layouts sejam estabelecidos propiciando a utilização do ambiente por diferentes atividades. Desde um espaço de convívio, uma barbearia ou até mesmo uma pequena residência.
MATERIAIS E SOLUÇÕES: Para a cobertura do deck foi utilizado uma malha alternada de pallets. O pallet é um estrado de madeira utilizado para movimentação de materiais em grande quantidade. Além de serem mais econômicos do que a madeira comum, os pallets podem ser montados e desmontados conforme a necessidade e, no caso de mudança, todo o material pode ser reaproveitado. A escolha do revestimento de virola se deu pelo baixo custo desse material e pela facilidade de instalação. A chapa de virola é produzida pela colagem de finas camadas (folhas) de madeiras. O material apresenta elevado potencial para o manejo florestal, devido o seu rápido crescimento e abundância de regeneração. A Lã de Pet utilizada nas paredes é um isolante térmico e acústico ecologicamente correto, proveniente de matéria-prima reciclada, 100% reciclável. A Sustentabilidade é seu maior diferencial, uma vez que ela é produzida a partir de garrafas PET recicladas, sem adição de resinas, sem utilização de água ou emissão de carbono durante o processo. Para o paisagismo do ambiente optamos pela utilização somente de vegetação nativa. A utilização da vegetação nativa traz inúmeras vantagens sendo importante realçar a adequação dessas plantas ao nosso clima, sua resistência a possíveis ataques de pragas e ainda contribuem com a diversificação da fauna (sendo alimento para animais locais).
MOBILIÁRIO FLEXIVEL: As residências contemporâneas exigem ambientes de trabalho e moradia adaptáveis. O armário flexível oferece uma ampla gama de sistemas e usos. Todos os sistemas demonstrados abaixo podem adaptar-se. 01. Caixas/Gavetas Removíveis: Perfeitos para manter em ordem arquivos e todo o volume de material. Boa distribuição, fácil remoção e personalização interna são diferenciais desse item.02 Mesa Removível: Da escolha ao usuário de ser montado em vários locais, permitindo um uso simultâneo com a mesa dobrável ou utilizado em qualquer outro lugar. Quando não está em uso à mesa pode ser encaixada ao restante do corpo do armário.03. Mesa Dobrável: Desenvolvemos um sistema de abertura onde seria possível montar uma pequena mesa de trabalho ou refeição. O sistema da mesa é simples e pode ser facilmente desdobrada para dentro/fora do armário.04. Bancada: A bancada livre possibilita vários tipos do uso. Para complemento de uma moradia completa o indicado a esse espaço seria a instalação de um cooktop.05. Armário da Bancada: O armário de porta de abrir abaixo da bancada pode abrigar outras possibilidades, como por exemplo, um frigobar, uma adega, e até mesmo um armário auxiliar com rodízios.06. Gaveteiro / Prateleira: Essa parte desliza de dentro do armário e torna uma espécie de mostruário e prateleira,07. Cama Embutida: Foi desenvolvida de forma a poder ser facilmente erguida e embutida no armário. Sendo assim, quando não está aberta, o espaço da cama pode ser ocupado por outra atividade.