CASA COR MINAS GERAIS 2015

O inesperado convite para participarmos da Casa Cor Minas Gerais 2015, nos inspirou a produzir algo um pouco diferenciado do convencional. Algo que pudéssemos tocar, vivenciar, e assim, entender o que o espaço, onde estamos presentes o dia todo, pode nos proporcionar. Primeiramente, buscamos fugir do tanto, e quase sempre trabalhado, glamour . Desta maneira conseguimos criar com materiais mais simples, com custos mais baixos e com mais intimismo o nosso projeto sobre o módulo autônomo tanto falado atualmente, o contâiner.

premiação: prêmio inovação casa cor 2015

arquitetos: giulianno caliman, guilherme josé, bernardo horta e pedro lodi

local: belo horizonte - pampulha/mg

fotografia: jomar bragança

frontal_deck pergolado

CONCEITO: O estúdio Casulo é um espaço mutável, concebido em um container, onde queremos demonstrar como hoje, o habitar pode ser flexível. Com isso, o projeto possibilita diferentes “caras” a partir do mesmo mobiliário fixo. O que queremos é um espaço que seja palpável e vivido pelo usuário, um espaço que possa ser tocado e desdobrado, não somente com um simples olhar, mas com a curiosidade individual. Imaginamos um lugar interativo e vivo. A ideia é que através de sistemas simples novos layouts sejam estabelecidos propiciando a utilização do ambiente por diferentes atividades. Desde um espaço de convívio, uma barbearia ou até mesmo uma pequena residência.

diagrama montagem

MATERIAIS E SOLUÇÕES: Para a cobertura do deck foi utilizado uma malha alternada de pallets. O pallet é um estrado de madeira utilizado para movimentação de materiais em grande quantidade. Além de serem mais econômicos do que a madeira comum, os pallets podem ser montados e desmontados conforme a necessidade e, no caso de mudança, todo o material pode ser reaproveitado. A escolha do revestimento de virola se deu pelo baixo custo desse material e pela facilidade de instalação. A chapa de virola é produzida pela colagem de finas camadas (folhas) de madeiras. O material apresenta elevado potencial para o manejo florestal, devido o seu rápido crescimento e abundância de regeneração. A Lã de Pet utilizada nas paredes é um isolante térmico e acústico ecologicamente correto, proveniente de matéria-prima reciclada, 100% reciclável. A Sustentabilidade é seu maior diferencial, uma vez que ela é produzida a partir de garrafas PET recicladas, sem adição de resinas, sem utilização de água ou emissão de carbono durante o processo. Para o paisagismo do ambiente optamos pela utilização somente de vegetação nativa. A utilização da vegetação nativa traz inúmeras vantagens sendo importante realçar a adequação dessas plantas ao nosso clima, sua resistência a possíveis ataques de pragas e ainda contribuem com a diversificação da fauna (sendo alimento para animais locais).

 

MOBILIÁRIO FLEXIVEL: As residências contemporâneas exigem ambientes de trabalho e moradia adaptáveis. O armário flexível oferece uma ampla gama de sistemas e usos. Todos os sistemas demonstrados abaixo podem adaptar-se. 01. Caixas/Gavetas Removíveis: Perfeitos para manter em ordem arquivos e todo o volume de material. Boa distribuição, fácil remoção e personalização interna são diferenciais desse item.02 Mesa Removível: Da escolha ao usuário de ser montado em vários locais, permitindo um uso simultâneo com a mesa dobrável ou utilizado em qualquer outro lugar. Quando não está em uso à mesa pode ser encaixada ao restante do corpo do armário.03. Mesa Dobrável: Desenvolvemos um sistema de abertura onde seria possível montar uma pequena mesa de trabalho ou refeição. O sistema da mesa é simples e pode ser facilmente desdobrada para dentro/fora do armário.04. Bancada: A bancada livre possibilita vários tipos do uso. Para complemento de uma moradia completa o indicado a esse espaço seria a instalação de um cooktop.05. Armário da Bancada: O armário de porta de abrir abaixo da bancada pode abrigar outras possibilidades, como por exemplo, um frigobar, uma adega, e até mesmo um armário auxiliar com rodízios.06. Gaveteiro / Prateleira: Essa parte desliza de dentro do armário e torna uma espécie de mostruário e prateleira,07. Cama Embutida: Foi desenvolvida de forma a poder ser facilmente erguida e embutida no armário. Sendo assim, quando não está aberta, o espaço da cama pode ser ocupado por outra atividade.

diagrama mobiliário
imagem frontal casulo
imagem interna casulo
imagem deck casulo
Planta Fechada
Planta Fechada

planta demonstrativa espaço fechado

press to zoom
Planta Aberta
Planta Aberta

planta demonstrativa espaço aberto

press to zoom
Planta Fechada
Planta Fechada

planta demonstrativa espaço fechado

press to zoom
1/2
imagem banheiro casulo
imagem banheiro casulo