CASA AUTA
arquitetos: giulianno camatta e guilherme josé
equipe de projeto: joão pedro lacerda, artur lacerda, pedro rodrigues, luiza souza
local: patos de minas/mg
ano projeto: 2019
fotos: mak césar
O projeto da Casa Auta partiu da demanda de nova ocupação de um pequeno terreno, de aproximadamente 120m², localizado próximo ao centro da cidade de Patos de Minas | MG ocupado por uma antiga edificação residencial construída na década de 40 que estava desocupada.
O desejo do cliente era o maior aproveitamento do terreno através de uma construção para locação, sendo possível a ocupação tanto como uma residência quanto pelo uso comercial.
Dessa forma feito um estudo da legislação municipal e levado em consideração o programa desejado pelo cliente, orientação solar, especificidades do lote e do entorno, e questões financeiras, definiu-se como estratégia projetual uma edificação composta por dois pavimentos e pela ocupação dos afastamentos laterais, propondo a iluminação dos ambientes através de dois pátios internos, cada um localizado nas respectivas divisas laterais do terreno.
O pátio principal funciona como elemento integrador de toda a edificação, permitindo a entrada da luz natural e a conexão visual entre os ambientes. As aberturas propostas na fachada frontal, também potencializam a iluminação da construção assim como o contato entre o interno e o externo.
Toda a edificação foi pensada a partir da flexibilidade dos usos, sendo possível sua utilização como uma residência ou como a sede de uma empresa.
Na parte externa frontal à edificação se encontra a garagem com vagas para 2 veículos.
O primeiro pavimento é composto por dois salões, conectados por uma ampla circulação, esta que se abre para o pátio principal. O salão frontal, onde se encontra o lavabo, conecta-se ao jardim/garagem através de uma esquadria executada em aço carbono, que além de pivotar corre sobre um trilho, potencializando a integração entre os espaços. Já o salão dos fundos é integrado à cozinha da edificação. Ambos também se conectam com o pátio. Pela cozinha se tem acesso ao pátio secundário, onde foi proposta a área de serviços.
O segundo pavimento é ocupado por uma grande sala, reversível à um terceiro quarto através do seu fechamento, e outros 2 quartos/salas iluminados através do vazio proposto. O pavimento possui 2 banheiros, sendo um integrado ao quarto/sala dos fundos, estes iluminados pelo vazio menor. A circulação vertical é varrida pela iluminação proposta através de uma zenital, criando um jogo complexo de luz e sombra.
A casa foi pensada a partir de uma lógica estrutural composta de perfis metálicos e suas vedações executadas em blocos cerâmicos. Já a laje de cobertura do primeiro pavimento é pré moldada em concreto e a cobertura do segundo pavimento em telha sanduíche, pavimento este que possui forro de gesso.
Para os acabamentos foram propostos materiais de fácil execução, manutenção e levando em consideração o melhor custo benefício; sendo aplicados nos pisos do primeiro pavimento o concreto usinado polido, já nos ambientes do segundo pavimento a escolha foi o piso laminado para as áreas secas e o porcelanato para as áreas molhadas. As grandes aberturas proporcionam a melhor ventilação e iluminação da edificação optou-se pela utilização das esquadrias em alumínio com vidros temperados. Para a fachada utilizamos o tijolinho maciço filetado. No pátio interno, para garantir melhor privacidade sem abrir mão da ventilação e iluminação foi proposto um muro executado através de tijolos cerâmicos maciços intercalados, para o piso, garantindo a permeabilidade optou-se por um deck de madeira vazado. Já para a pavimentação externa o material escolhido foi a pedra portuguesa.